Vibra e Prisma vão criar fundo imobiliário

 terça, 08 de fevereiro 2022

Vibra e Prisma vão criar fundo imobiliário

A Vibra Energia anunciou em comunicado ao mercado um acordo de investimento e um contrato de consultoria com a Prisma Capital, para constituir um fundo imobiliário que receberá o aporte de imóveis da companhia, todos eles postos com a bandeira Petrobras.
A operação tem capilaridade nacional e engloba o aporte e a gestão profissional de uma carteira de até 238 imóveis, diz a nota enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A avaliação de entrada implícita na transação considera a totalidade dos imóveis em R$ 643,6 milhões.
A operação prevê a monetização dos imóveis em três etapas. Na última delas, a partir de janeiro de 2024, o fundo poderá ser listado no mercado e oferecido a investidores e público em geral através de uma oferta pública, havendo assim a monetização integral ou parcial do fundo, observadas as janelas oportunas de mercado.
Antes disso, haverá o aporte dos imóveis no fundo pela companhia, com a posterior aquisição pela Prisma Capital de 15% das cotas, com esta assumindo a gestão operacional da carteira do fundo, diz a nota. Adicionalmente, a operação prevê a possibilidade de monetização imediata de parte dos imóveis, antes mesmo do aporte dos mesmos no fundo, através da venda direta aos atuais operadores dos postos.
Em ambos os casos, a operação estipula salvaguardas contratuais para que os postos se mantenham com a bandeira da companhia e o prazo final para aporte desses imóveis no fundo vai até dezembro de 2023, segundo o comunicado. A constituição efetiva do fundo imobiliário ainda está sujeita a outras condições precedentes usuais nessa espécie de operação.
“A assinatura destes documentos representa uma importante etapa no processo de desmobilização e otimização de sua carteira de imóveis, com o objetivo de maximizar a geração de valor para a companhia bem como seguir melhorando seus indicadores ESG”, diz a Vibra.
“Entendemos que a combinação de uma gestão ágil e dedicada de uma gestora profissional, como a Prisma Capital, com a envergadura e força comercial da Vibra, deverá propiciar ganhos e sinergias importantes para a companhia e seus parceiros comerciais, que deverão se traduzir ainda em ganhos adicionais quando da listagem do fundo”, completa o comunicado.

Fonte: Valor Investe