Usinas no Brasil reduzem alguma produção de açúcar para focar no etanol, diz Datagro

 quinta, 20 de maio 2021

Usinas no Brasil reduzem alguma produção de açúcar para focar no etanol, diz Datagro

As usinas brasileiras de açúcar e etanol provavelmente estão reduzindo temporariamente os volumes de produção de açúcar como forma de aumentar a fabricação de etanol para atender à crescente demanda, em meio a altos preços do biocombustível no país, disse a consultoria Datagro nesta quarta-feira.

O analista Plinio Nastari afirmou durante a conferência Santander ISO Datagro de Açúcar e Etanol que os retornos financeiros das vendas de etanol anidro, tipo que é misturado à gasolina, superaram os de açúcar, levando algumas usinas a ajustar sua estratégia de produção para o momento.

A maioria das usinas do Brasil possui a flexibilidade de ajustar o “mix” de produção entre açúcar e etanol, dependendo do mercado para ambos.

“No momento, as vendas do etanol anidro estão oferecendo um retorno maior do que do açúcar doméstico e para exportação, então nós devemos ver algumas usinas adiando a produção de açúcar para aumentar os volumes de etanol”, afirmou Nastari em uma apresentação durante a conferência online.

Os preços do etanol no Brasil estão perto de níveis recordes, apesar do início da safra.

O alto preço e registros de baixa disponibilidade do etanol levaram aos revendedores de combustível a reivindicar uma redução na mistura do etanol na gasolina.

Nastari afirmou que a situação poderia ficar mais apertada caso as chuvas das próximas semanas se tornem insuficientes, dizendo que a umidade do solo em algumas áreas da região centro-sul do Brasil pode estar crítica.

Fonte: Isto É