Petróleo fecha em alta, impulsionado por queda do dólar no exterior

 terça, 28 de julho 2020

Petróleo fecha em alta, impulsionado por queda do dólar no exterior

Os preços do petróleo encerraram a segunda-feira (27) com ganhos modestos, recebendo impulso da nova queda do dólar no exterior.

Os contratos mais ativos do Brent, para o mês de setembro, terminaram a sessão desta segunda com ganhos de 0,16%, negociados a US$ 43,41 o barril, na ICE, em Londres. Já os preços do West Texas Intermediate (WTI) para entrega no mesmo mês subiram 0,75%, encerrando o dia a US$ 41,60 o barril, na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).

Dados do Tesouro americano mostram que a curva de juros reais está bastante achatada. No fechamento dos negócios da última sexta-feira (24), o rendimento do título do Tesouro indexado à inflação (TIPS) de cinco anos estava em 1,08% negativo, enquanto o juro do papel de dez anos era de 0,92% negativo. O fato tem contribuído para uma queda expressiva do dólar no exterior. No meio da tarde desta segunda, o índice DXY recuava 0,86%, aos 93,617 pontos — menor patamar desde junho de 2018.

"A fraqueza recente do dólar tem sido benéfica para as commodities denominadas em dólar e para o petróleo, em particular", disse Marshall Steeves, analista de mercados de energia da IHS Markit.

"Por um lado, os riscos de uma recuperação menos robusta da demanda, devido à pandemia do novo coronavírus, e as tensões políticas entre os EUA e a China estão pesando nos preços", disse Eugen Weinberg, analista do Commerzbank. "E, por outro lado, os preços estão encontrando apoio do dólar fraco e esperanças de mais estímulos fiscais nos EUA", completou.

Os preços também encontram apoio com os investidores monitorando possíveis interrupções na produção de petróleo e gás natural no Golfo do México depois que a tempestade Hanna, que atingiu a costa do sul do Texas, ter sido classificada como furacão no fim de semana.

O porto de Corpus Christi, no Texas, "parece ter sido amplamente poupado de danos extensos, mas, no entanto, podemos esperar alguma interrupção do comércio no curto prazo, embora isso pareça ter tido um impacto limitado nos preços do petróleo e dos produtos", escreveram analistas da JBC Energy, uma empresa de consultoria sediada em Viena.

Fonte: G1