Impulsionado por reservas nos EUA, petróleo tem terceiro dia de alta

 quinta, 26 de agosto 2021

Impulsionado por reservas nos EUA, petróleo tem terceiro dia de alta

Os preços do petróleo voltaram a subir nesta quarta-feira (25) pelo terceiro dia consecutivo, impulsionados pelo anúncio de uma redução maior do que o esperado de cru nos Estados Unidos.

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em outubro fechou em alta de 1,68% em Londres, a 72,25 dólares.

Em Nova York, enquanto isso, o barril de WTI para entrega no mesmo período subiu 1,21% a 68,36 dólares.

As reservas comerciais de petróleo cru nos Estados Unidos caíram mais do que esperado pelos analistas na semana passada, assim como as reservas de gasolina, segundo o relatório semanal da Agência de Informação sobre Energia dos Estados Unidos (EIA), publicado nesta quarta.

As reservas de cru diminuíram em 3 milhões de barris (mb) na semana que terminou em 20 de agosto, frente aos 2 mb esperados pelos analistas.

Os estoques de gasolina, enquanto isso, caíram 2,2 mb frente ao esperado 1,5 mb, um indício de uma demanda sustentada dos motoristas americanos.

"Uma redução mais importante do que o previsto sustenta" o mercado, resumiu Matt Smith, diretor de pesquisa de matérias-primas da ClipperData. "Há um sentimento geral positivo", que se traduziu também em um aumento do preço do principal contrato futuro para a gasolina, de 5,50% nesta sessão.

A suspensão da atividade em 125 poços de petróleo no México, após o incêndio em uma plataforma no Golfo do México, que deixou cinco mortos e dois desaparecidos, passou a segundo plano depois do anúncio do retorno à operação até 30 de agosto, explicou Matt Smith.

O mercado fará "provavelmente uma pausa nestes níveis" de preços, antecipou Smith.

Os operadores vão se concentrar na reunião da Opep e seus aliados, que será celebrada em primeiro de setembro.

Fonte: O Estado de Minas