Há um componente político grande no preço na bomba de gasolina, diz economista

 segunda, 20 de setembro 2021

Há um componente político grande no preço na bomba de gasolina, diz economista

Em entrevista à CNN, o economista e professor do IBMEC-SP Renato Veloni afirmou que há um componente político grande no aumento dos preços do combustível na bomba de gasolina. O custo médio do litro da gasolina subiu pela sétima semana consecutiva, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). “Quanto mais instabilidade política, mais o investidor fica com receio”, disse Veloni.

“Ao ficar com receio, ele (investidor)  escolhe jogar um outro jogo, um jogo menos arriscado em outro país. Então assim dólares fogem do Brasil e a cotação fica mais cara.”

De acordo com o economista, o dólar mais alto se reflete no preço de vários produtos, incluindo o combustível. No entanto, ele reforça que essa “é uma política de preços que nós, sociedade, escolhemos”.

“Diante de várias propostas de política de preço que se poderiam adotar, adotamos aquela que sempre que a taxa de câmbio ou preço do barril do petróleo tiver oscilação a Petrobras vai reajustar imediatamente.”

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse que as explicações sobre os preços dos combustíveis no plenário da Casa dadas nesta semana pelo presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, não foram satisfatórias.

O parlamentar afirmou que não defende um tabelamento de preços, mas sim que a estatal divida com a população brasileira um pouco da riqueza que obtém.

Fonte: CNN