Gilmar Mendes dá prazo para estados se manifestarem sobre contraproposta da União sobre ICMS de combustíveis

 quinta, 14 de julho 2022

Gilmar Mendes dá prazo para estados se manifestarem sobre contraproposta da União sobre ICMS de combustíveis

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, deu prazo de cinco dias para que os estados se manifestem sobre contraproposta feita pela Advocacia-Geral da União de acordo para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre combustíveis.

“Considerando a contraproposta ofertada pela União, intimem-se os Estados para se manifestarem, no prazo de 5 (cinco) dias, por meio do Fórum de Governadores, Comsefaz e/ou Conpeg, registrando-se que o prazo transcorrerá normalmente durante o recesso judiciário, diante da urgência do tema ora debatido”, disse o ministro.

Nesta semana, a AGU apresentou uma contraproposta afirmando que deve haver o monitoramento dos impactos das leis que unificaram e limitaram as alíquotas de ICMS sobre combustíveis, além da apresentação de parecer pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional sobre a aplicação de leis.

De acordo com a AGU, se for constatado que o excesso de arrecadação dos últimos anos “se mostra consistente”, não caberá qualquer tipo de modulação ou compensação entre as partes.

Em 28 de junho, estados e União participaram de audiência de conciliação convocada por Gilmar Mendes para buscar um acordo na questão do ICMS.

O ministro afirmou ainda que se, de um lado, o constituinte desenhou um quadro fiscal fortemente descentralizado quanto aos impostos; de outro, deixou nas mãos da União, livres de qualquer partilha de arrecadação, outra espécie tributária: as contribuições, especialmente as sociais.

Gilmar é relator de uma ação que discute a cobrança do imposto e questiona leis estaduais que fixaram alíquotas do ICMS sobre combustíveis em patamares acima da alíquota geral.

Fonte: CNN