Frentistas combatem proposta de Kim Kataguiri para colocar autoatendimento em postos

 quarta, 15 de setembro 2021

Frentistas combatem proposta de Kim Kataguiri para colocar autoatendimento em postos

Sindicatos de frentistas querem derrubar uma tentativa de implementar bombas de autoatendimento nos postos de combustíveis.

A proposta apresentada pelo deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) em uma emenda à Medida Provisória assinada em agosto que permite a venda direta de etanol entre usinas e postos.

Eusébio Neto, presidente da Fenepospetro (Federação Nacional dos Empregados em Postos de Combustíveis e Derivados de Petróleo), se reuniu nesta terça-feira (14) com o deputado e outras lideranças sindicais em Brasília para discutir o assunto.

“Estamos com alto índice de desemprego e essa medida ameaça o serviço de 500 mil trabalhadores do setor”, afirma Neto.

As entidades também argumentam que a dispensa dos frentistas pode trazer riscos à segurança dos consumidores nos postos. Neto diz que os profissionais são capacitados para exercer a função e aprendem a evitar incêndio.

Ele também afirma que a automatização pode prejudicar pequenos e médios proprietários de postos que terão mais dificuldade para investir na atualização das bombas.

Neto avalia que a reunião com Kataguiri foi positiva porque as entidades conseguiram expor os argumentos contra a medida. O deputado e os sindicalistas também planejam um novo encontro com empresas do setor.

“Ficamos de pensar em alguma transição juntos, algo como cinco anos para os frentistas se qualificarem, e então abolir a lei”, afirma Kataguiri.

Fonte: Folha de S. Paulo