Entenda como o Pix pode beneficiar as pequenas empresas

 segunda, 26 de outubro 2020

Entenda como o Pix pode beneficiar as pequenas empresas

Apenas em 16 de novembro, o Pixnovo método de pagamento instantâneo, começa a funcionar oficialmente, mas já são muitas as expectativas em relação a ele.

Qualquer pessoa física ou jurídica que tenha uma conta corrente, conta-poupança ou conta de pagamento pré-paga pode aderir ao sistema desenvolvido pelo Banco Central. Quase 700 instituições financeiras, entre bancos, fintechs, cooperativas de crédito e fornecedoras de meios de pagamento, pediram autorização ao BC para operar a novidade.

Se para os consumidores um dos maiores benefícios está na praticidade de usar o smartphone para realizar um pagamento ou transferência em qualquer dia e horário e sem o ônus de nenhuma tarifa, para lojas e empresas de serviço o recebimento pelo Pix vai significar dinheiro em caixa no mesmo momento da venda.

Quando se faz um pagamento com cartão de débito, os recursos saem da conta do pagador praticamente na hora, porém só aparecem para o recebedor dois dias depois, em média, segundo o Banco Central. Quem realiza a venda ainda precisa arcar com a taxa da maquininha.

Já o boleto bancário, mesmo sendo uma transação à vista, tem custo de emissão e mais um aspecto desfavorável: a demora de cerca de seis dias entre a sua geração, o pagamento e a compensação na conta da empresa.

A disponibilidade imediata de capital proporcionada pelo Pix melhora a gestão financeira dos negócios, segundo Cristina Araújo, analista da unidade de capitalização e serviços financeiros do Sebrae.

Quanto antes uma empresa tem acesso ao dinheiro, menor a necessidade de empréstimos para cobrir despesas previstas, como contas e folha de funcionários. “Por isso acreditamos que o uso do Pix deve diminuir a busca por antecipação de recebíveis e de crédito para capital de giro”, diz a analista.

Com mais recursos em mãos, o dono de um pequeno negócio pode aproveitar oportunidades que surgem na hora de repor o estoque, afirma a advogada Luana Menegat, presidente do Razonet, escritório de contabilidade online. “Às vezes o fornecedor aceita parcelar o total, mas dá um desconto razoável se o comprador pagar à vista.

Fonte: Folha de S. Paulo