Comunicado: Mudanças na consulta do cadastro de revendas de GLP

 sexta, 22 de abril 2022

Comunicado: Mudanças na consulta do cadastro de revendas de GLP

A ANP informa que o sistema Revenda GLP, utilizado para consulta da situação cadastral de revendas de GLP (gás de cozinha), foi substituído pelo sistema CPL, disponível na página https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/distribuicao-e-revenda/revendedor/consulta-revenda-glp-web.


A migração foi motivada por questões de segurança. Um dos novos recursos introduzidos foi o recaptcha, para impedir consultas automatizadas que poderiam prejudicar o funcionamento correto do sistema por conta de possíveis ataques cibernéticos. 

 

O sistema continua permitindo a emissão do Certificado de Revenda de GLP e a verificação da autenticidade de certificados emitidos. É possível exportar os dados de todas as revendas atualmente autorizadas pela ANP para um arquivo de planilha eletrônica. Este recurso é oferecido também a cada resultado de pesquisa realizada.


As informações também estão disponíveis no formato de dados abertos na página https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/dados-abertos/dados-cadastrais-das-revendas-de-gas-liquefeito-de-petroleoem arquivo atualizado diariamente contendo a mesma base de dados utilizada pelo sistema, para aqueles que precisarem utilizá-la de forma mais intensiva.

 

Recentemente o sistema Postos Web (https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/distribuicao-e-revenda/revendedor/consulta-posto-web-1) passou pelo mesmo processo de migração. Os sistemas utilizados pela ANP para envio de dados e consulta de informações estão reunidos na Central de Sistemas da ANP (http://app.anp.gov.br/anp-csa-web/) para facilitar a localização dos serviços disponíveis.

Fonte: ANP