Bolsonaro diz que ICMS fixo em combustíveis deve ser votado na próxima semana

 sexta, 11 de junho 2021

Bolsonaro diz que ICMS fixo em combustíveis deve ser votado na próxima semana

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta quinta-feira que o projeto de seu governo que estabelece valor fixo de ICMS de combustíveis deverá ser votado pela Câmara na semana que vem. Para Bolsonaro, a mudança dará mais transparência sobre a composição dos preços.

"Falei com o [presidente da Câmara, Arthur] Lira, deve votar semana que vem a questão do ICMS de combustível, que cada Estado coloque um valor nominal. Daí você vai chegar no posto lá e vai ver na placa o preço na refinaria, ICMS, imposto federal e lucro do posto", afirmou o presidente, em conversa com populares em frente ao Palácio da Alvorada.

Hoje, o ICMS corresponde a um percentual, que varia de acordo com o Estado, calculado sobre o preço médio ao consumidor final.

Bolsonaro ficou irritado nesta manhã quando um apoiador relatou ter pago R$ 6,20 no litro da gasolina e disse que ele deveria cobrar providência "do teu governador".

Além da mudança no imposto, o presidente argumentou que, para diminuir o valor final, é preciso "quebrar o monopólio do transporte de combustível".


Resposta ao presidente da Argentina

Na conversa com apoiadores, Bolsonaro também foi questionado sobre a declaração do presidente da Argentina, Alberto Fernández, de que brasileiros vieram "da selva", enquanto os argentinos chegaram à América de barco, vindo da Europa.

Bolsonaro comparou Fernández ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, que, após a morte de Hugo Chávez, dizia falar com o líder bolivariano através dos pássaros. "Para eles não têm vacina", afirmou Bolsonaro, entre risos.Logo depois, relatou ter trocado mensagens hoje com o ex-presidente argentino Mauricio Macri, derrotado por Fernández nas últimas eleições, e garantiu que a rivalidade com a Argentina é "só no futebol". Para ler esta notícia, clique aqui. 

Fonte: Valor Econômico