ANP lança painel dinâmico com dados de qualidade de lubrificantes

 quinta, 10 de junho 2021

ANP lança painel dinâmico com dados de qualidade de lubrificantes

A ANP lançou hoje (9/6) o Painel Dinâmico da Qualidade dos Lubrificantes. A ferramenta apresenta, de forma interativa, dados do Programa de Monitoramento dos Lubrificantes da ANP (PML) (https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/qualidade-de-produtos/programas-monitoramento/copy_of_programa-de-monitoramento-de-lubrificantes). 

O painel consolida informações do monitoramento de lubrificantes e possibilita a visualização de seus dados de forma inédita. É uma ferramenta de análise destinada a empresas, órgãos de governo, universidades, imprensa e à sociedade como um todo, além de estar em consonância com a política de transparência adotada pela ANP. 

Entre os dados disponíveis, estão índices de qualidade nacionais e dados sobre as amostras analisadas, entre outros. É possível aplicar filtros como data de fabricação do produto analisado, empresa responsável pela produção, marca comercial e número de registro dos produtos. 

A ferramenta disponibiliza ainda a lista de todos os lubrificantes registrados pela ANP, para que os consumidores possam consultar os produtos autorizados antes de adquiri-los, bem como seções de informações gerais sobre o assunto e de perguntas e respostas mais frequentes. 

Os dados serão atualizados conforme os resultados de amostras analisadas forem concluídas e inseridas no banco de dados. 

O PML tem como objetivos avaliar a qualidade dos óleos lubrificantes automotivos comercializados no país e a regularidade de seus registros, sendo um programa que vem contribuindo para a melhoria da qualidade desses produtos ao longo do tempo, através da redução significativa de não conformidades desse mercado. Bimestralmente, a ANP publica também os Boletins do PML, onde podem ser identificados todos os produtos que apresentam não conformidades (https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins-anp/boletim-de-monitoramento-de-lubrificantes). 

Acesse o Painel Dinâmico da Qualidade dos Lubrificantes: https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp/painel-dinamico-do-programa-de-monitoramento-de-lubrificantes

Conheça também o Programa de Monitoramento da Qualidade dos Combustíveis (PMQC) (https://www.gov.br/anp/pt-br/assuntos/qualidade-de-produtos/programas-monitoramento/programa-de-monitoramento-da-qualidade-dos-combustiveis) e o Painel Dinâmico do PMQC (https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp/painel-dinamico-do-pmqc).

Fonte: ANP