ANP autoriza revendedores a utilizarem o algarismo “0” na última casa decimal do preço dos combustíveis e do GNV no display da bomba

 quinta, 31 de março 2022

ANP autoriza revendedores a utilizarem o algarismo “0” na última casa decimal do preço dos combustíveis e do GNV no display da bomba

O Sindicombustíveis-DF, Fecombustíveis e demais sindicatos conseguiram uma vitória importante junto à ANP. A Agência aceitou o pleito da Revenda e autorizou os revendedores, em vez de suprimir a terceira casa decimal da bomba, simplificar a ação e apenas colocar o “0” como último algarismo.

O Ofício esclarece ainda, que a medida vale também para o GNV, que apesar de ser comercializado em m³, deve ter a indicação do seu preço com duas casas decimais na placa, permitindo a utilização do “0” apenas no dispositivo medidor.

A medida evita que os revendedores tenham custos adicionais com a mudança, uma vez que dependendo do fabricante da bomba, exige-se que seja acionado um técnico da empresa de manutenção para a adequação do equipamento.

Especialmente o pequeno empresário do interior do estado comemora a autorização, dada pela ANP por meio do ofício nº 21, assinado em 30/03/2022. “A proposta é menos custosa, operacionalmente mais simples e o resultado satisfatório, pois assegura a representação dos preços praticados na moeda nacional, de fácil entendimento para o consumidor quanto ao valor exato”, diz a Agência no documento.

Autorização é válida apenas para o display

A ANP deixou claro em seu ofício que a permissão da utilização do “0” é válida apenas para o display da bomba de combustíveis e de GNV, ou seja, no painel de preços é obrigatória a exibição dos valores com apenas duas casas decimais (após a vírgula). O prazo para adequação é até o dia 5 de maio deste ano.