O texto da Portaria prevê que todos os colaboradores de postos de combustíveis, incluindo trabalhadores terceirizados das lavações, borracharias entre outros, terão obrigatoriamente que possuir a qualificação.

O Sindicombustíveis-DF em parceria com a empresa Consultoria Medicina Ocupacional Eduardo Antônio Torres, realizará no auditório do sindicato o Treinamento – Benzeno.

PORTARIA MTE Nº 1109, DE 21 DE STEMBRO DE 2016

CARGA HORÁRIA: 04 horas.
DATA: 25/10/2018.
HORÁRIOS: Turma A de 08:00 as 12:00 e Turma B de 13:00 as 17:00. Na entrada tolerância de 15 minutos.
VALOR: R$ 50,00 (cinquenta reais) por empregado para postos associados e de R$ 80,00 (oitenta reais) por empregado para postos não associados.

Conteúdo programático
 Riscos de exposição ao benzeno e vias de absorção;
 Conceitos básicos sobre monitoramento ambiental, biológico e de saúde;
 Sinais e sintomas de intoxicação ocupacional por benzeno;
 Medidas de prevenção;
 Procedimentos de emergência;
 Caracterização básica das instalações, atividades de risco e pontos de
possíveis emissões de benzeno;
 Dispositivos legais sobre benzeno.
Observação: – (O treinamento tem validade de 02 (dois) anos, a contar da
data da emissão do certificado e desta forma cada empresa deve acompanhar o
período de validade, para não ser apanhado de surpresa).

No caso de associados este valor poderá ser inserido na mensalidade, mediante autorização formal prévia, por CNPJ, a fim de permitir maior agilidade nos procedimentos e facilitar o repasse dos valores respectivos à empresa contratada, o sindicato poderá pagar e ser ressarcido junto com a mensalidade associativa do mês do curso realizado, desde que, enfatizamos, seja autorizado pelo posto associado e responsável pelos empregados treinados.

Portanto, o posto deverá se manifestar no e-mail sindicato@sindicombustiveis-df.com.br seu interesse e fornecer os nomes dos empregados que irão participar. Os postos não associados ficarão responsáveis perante a empresa Consultoria Medicina Ocupacional de fazer os respectivos pagamentos podendo, porém, caso resolvam proceder sua filiação antes dos treinamentos, serem enquadrados da mesma forma dispensada aos postos associados, conforme descrito acima.