Sistema pode ajudar a combater fraudes e irregularidades em combustíveis

Modelo atual de inspeção de postos de combustíveis não é eficiente por demandar o comparecimento presencial dos fiscais. Para solucionar o problema, um grupo da USP propõe uma solução tecnológica.

Há anos, o Brasil sofre com casos envolvendo fraudes e irregularidades no setor de combustíveis. Isso acontece porque existe uma grande quantidade de estabelecimentos que necessitam de fiscalização, entretanto, o modelo atual de inspeção não é eficiente por demandar o comparecimento presencial dos fiscais.

Nesta edição do Momento Tecnologia, destacamos uma tecnologia desenvolvida por pesquisadores da USP que pode ajudar na solução destes problemas: o Sistema Autenticador e Transmissor (SAT). O equipamento é responsável por transmitir dados coletados na bomba diretamente para a Secretaria da Fazenda e essas informações são capazes de indicar padrões suspeitos que devem ser checados presencialmente.

O objetivo do projeto, que já está sendo implementado no estado de São Paulo, é sua expansão para todo o território nacional. Para os pesquisadores, o equipamento pode não só ajudar a esfera tributária, mas também a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Fonte:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *