Vendas de combustíveis têm forte recuperação em setembro

 sexta, 23 de outubro 2020

Vendas de combustíveis têm forte recuperação em setembro

Dados preliminares publicados pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e compilados pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) apontam que em setembro de 2020 foram consumidos 4,32 bilhões de litros de combustível pela frota de veículos leves (ciclo Otto). O volume é 1,9% inferior ao registrado no mesmo mês do ano anterior e representa a menor retração mensal na comparação com 2019 desde o início da pandemia.

O resultado assinala um crescimento de quase 18% na média mensal consumida de março a agosto, denotando significativa recuperação nas vendas de combustíveis desde o início das medidas de isolamento social. Na comparação com o mês anterior, o aumento é de 7,2%.

Do total, o consumo de hidratado somou 1,70 bilhão de litros em setembro, um aumento de 8,7% quando comparado ao volume registrado no mês de agosto de 2020. O resultado é impulsionado pela competitividade do etanol nos principais centros consumidores frente ao concorrente fóssil. As vendas de gasolina C, por sua vez, também apresentaram forte retomada, com aumento de 1,2% em relação a setembro de 2019 e de 6,6% em relação a agosto de 2020.

No acumulado de janeiro a setembro de 2020, as vendas de combustíveis continuam aquém do volume comercializado em 2019. O consumo de hidratado contabiliza retração de 16,0%, com total de 13,74 bilhões de litros – mesmo assim configura-se como a segunda maior demanda de hidratado na série histórica para o período de janeiro a setembro. A participação do hidratado e do anidro no ciclo Otto está em 47,1%.

“Mesmo com a recuperação da demanda no mês de setembro, a queda acumulada ao longo do ano ainda é significativa. O setor continua com estoques superiores aos registrados no mesmo período da safra passada, o que garante uma oferta adequada e o pleno abastecimento da demanda”, analisa Antonio de Padua  Rodrigues, diretor técnico da Unica.

Já a gasolina apresenta uma menor retração acumulada, de 9,1%, com o montante de 25,49 bilhões de litros de janeiro a setembro. O volume total vendido do ciclo Otto desde o início do ano totaliza 35,1 bilhões de litros, o que representa queda de 11,1% na comparação com 2019.

Fonte: Canal Rural