Refinarias buscam alternativas “limpas” para produzir diesel

 terça, 15 de setembro 2020

Refinarias buscam alternativas “limpas” para produzir diesel

As metas da Califórnia para combustíveis para motores mais limpos têm provocado mudanças nas grandes refinarias de petróleo dos Estados Unidos, que se reequipam para produzir um tipo de diesel a partir do óleo de cozinha descartado por restaurantes e gorduras animais processadas em matadouros.

Marathon Petroleum, Phillips 66 e HollyFrontier são algumas das empresas de refino que analisam ou iniciaram projetos para criar um “diesel renovável” que possa substituir o diesel à base de petróleo em caminhões e ônibus e ser produzido com alguns dos mesmos equipamentos.

Essas medidas são tomadas em um momento em que a pandemia reduziu a demanda americana de petróleo para seus níveis mais baixos desde o fim do século 20, o que obrigou as refinarias a reduzir volumes. Mas com o diesel renovável elas têm uma oportunidade para a expansão.

O incentivo para isso vem das políticas sobre emissões cada vez mais duras da Califórnia. A norma para o combustível de baixo uso de carbono do Estado foi projetada para acelerar a transferência para sistemas de transporte com menos emissões de gases de efeito estufa, os principais responsáveis pelas mudanças climáticas. Para ler esta notícia, clique aqui

Fonte: Valor Econômico