Novo painel dinâmico da ANP apresenta dados sobre a fase de exploração

 terça, 25 de maio 2021

Novo painel dinâmico da ANP apresenta dados sobre a fase de exploração

A ANP disponibiliza, a partir de hoje (25/05), o Painel Dinâmico da Fase de Exploração, uma nova forma interativa de visualização dos dados relativos à primeira fase dos contratos de exploração de petróleo e gás natural. Os dados disponíveis no Painel são atualizados diariamente, permitindo que o usuário acompanhe, quase em tempo real, a evolução dos blocos e contratos ao longo da fase de exploração. 

 

A fase de exploração tem início com a assinatura do contrato. Nela, as áreas exploradas são chamadas de blocos, e as empresas realizam estudos e atividades (como levantamentos sísmicos e perfuração de poços) para detectar a presença de petróleo e/ou gás natural em quantidade suficiente para tornar sua extração economicamente viável. Em caso positivo, a empresa apresenta uma declaração de comercialidade à ANP e o bloco (ou parte dele) se transforma em um campo produtor, dando início à fase de produção. Em caso negativo, a empresa pode devolver o bloco (ou parte dele) à ANP. 

 

Em linha com a política de transparência adotada pela ANP, o Painel é uma ferramenta de análise destinada a agentes regulados, órgãos de governo, universidades e instituições de pesquisa, bem como à sociedade de forma geral. Mediante gráficos, tabelas e aplicação de filtros, o Painel Dinâmico da Fase de Exploração permitirá ao usuário o acesso aos dados de forma fácil e ágil, com a possibilidade de exportá-los. 

 

O Painel apresenta diferentes dados associados aos blocos sob contrato, consolidando informações sobre assinatura dos contratos e sobre as etapas de Programa Exploratório Mínimo - PEM (conjunto de atividades a serem obrigatoriamente cumpridas pela empresa durante a fase de exploração), de Avaliação de Descobertas e de Declaração de Comercialidade. 

  

O painel está dividido em sessões: Blocos sob Contrato, que apresenta uma visão geral da fase de exploração, incluindo área, localização, rodadas, operadores, etapa e o status dos blocos; Poços Exploratórios, que disponibiliza dados relativos aos poços localizados em blocos exploratórios, com perfuração iniciada a partir de 2019; Indícios de Hidrocarbonetos, com informações sobre as notificações de descoberta a partir de 2019; Planos de Avaliação de Descobertas – PADs (planos nos quais constam as atividades para avaliação da descoberta e cronograma de execução), com dados sobre os planos em andamento; e Declarações de Comercialidade, que traz quantitativo, distribuição por bacias, data da declaração, blocos e PADs associados, bem como o nome das áreas declaradas comerciais (campos) a partir de 2019. O Painel apresenta ainda uma sessão de informações, com conceitos e premissas utilizados na elaboração da ferramenta.

 

+ Clique aqui para acessar o Painel Dinâmico da Fase de Exploração:

https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp/painel-dinamico-da-fase-de-exploracao

 

A ANP tem ainda painéis com dados de produção de petróleo e gás e a temas relacionados às fases de exploração e produção (E&P), como conteúdo local e segurança operacional. Clique aqui para conhecer todos os painéis dinâmicos de E&P:

https://www.gov.br/anp/pt-br/centrais-de-conteudo/paineis-dinamicos-da-anp/paineis-dinamicos-sobre-exploracao-e-producao-de-petroleo-e-gas/paineis-dinamicos-sobre-exploracao-e-producao-de-petroleo-e-gas

Fonte: ANP