China quer banir carros a gasolina até 2035

 quarta, 28 de outubro 2020

China quer banir carros a gasolina até 2035

A China planeja tornar todos os veículos novos vendidos em 2035 “ecologicamente corretos”, uma meta que promete dar um impulso a montadoras japonesas como a Toyota Motor, especializada em motores híbridos.

De todos os veículos novos a serem vendidos em 2035 no país mais populoso do mundo, 50% serão movidos pela “nova energia” – elétricos, híbridos plug-in ou células de combustível. A outra metade deve ser híbrida.

A organização de especialistas em automóveis do país anunciou ontem seu roteiro para veículos de novas energias. O relatório foi elaborado sob a orientação do Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação e servirá como base para as regras e políticas da China para automóveis.

Em 2019, os veículos de energia nova representaram 5% de todas as vendas de carros novos na China. Segundo o plano do governo, a proporção aumentará gradativamente até chegar a 50%. Dos veículos de nova energia mais de 95% serão elétricos.

Enquanto isso, os únicos veículos movidos a gasolina que poderão ser vendidos em 2035 serão os híbridos. As metas aumentarão a proporção de híbridos para 75% de todos os carros a gasolina até 2030 e para 100% até 2035, e parar a fabricação e venda veículos convencionais a gasolina.

Em setembro, o presidente Xi Jinping anunciou que a China se empenhará em reduzir suas emissões para atingir a neutralidade de carbono até 2060.

A China é o maior emissor do mundo de carbono e caminhar para um futuro com a prevalência de veículos elétricos será crucial para sua busca por uma sociedade livre de carbono.

Em 2009, o governo chinês introduziu subsídios para veículos de energia nova e, no ano passado, o país respondeu por cerca da metade das vendas de veículos de energia nova no mundo.

Fonte: Valor Econômico