Carro popular evolui para poluir menos e economizar mais
segunda, 17 de fevereiro 2020
Os carros populares passaram por uma revolução na última década. Em busca de eficiência para atender a normas ambientais mais rígidas, as montadoras precisaram desenvolver motores mais econômicos que, ao mesmo tempo, precisaram de potência extra para empurrar veículos de maior peso.
Devido aos reforços na carroceria e à adição de itens de segurança —também por força da lei—, os automóveis ganharam alguns quilos.
Os resultados dos trabalhos de engenharia aparecem nos testes realizados pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. Um Fiat Mobi Drive 2019 leva dois segundos a menos que o antigo Uno Mille 2009 para ir do zero aos 100 km/h. Além disso, o modelo atual, que pesa 135 kg a mais que o antepassado, registrou um gasto 6,3% menor de etanol, em média.
Apesar da distância de dez anos entre os testes, as condições foram as mesmas: desempenho aferido em pista fechada e consumo medido em circuitos urbanos e rodoviários na região de São Caetano do Sul (Grande São Paulo).
Continue a leitura desta reportagem no site da Folha.
Os carros populares passaram por uma revolução na última década. Em busca de eficiência para atender a normas ambientais mais rígidas, as montadoras precisaram desenvolver motores mais econômicos que, ao mesmo tempo, precisaram de potência extra para empurrar veículos de maior peso.
Devido aos reforços na carroceria e à adição de itens de segurança —também por força da lei—, os automóveis ganharam alguns quilos.
Os resultados dos trabalhos de engenharia aparecem nos testes realizados pela Folha em parceria com o Instituto Mauá de Tecnologia. Um Fiat Mobi Drive 2019 leva dois segundos a menos que o antigo Uno Mille 2009 para ir do zero aos 100 km/h. Além disso, o modelo atual, que pesa 135 kg a mais que o antepassado, registrou um gasto 6,3% menor de etanol, em média.
Apesar da distância de dez anos entre os testes, as condições foram as mesmas: desempenho aferido em pista fechada e consumo medido em circuitos urbanos e rodoviários na região de São Caetano do Sul (Grande São Paulo).
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