BC espera queda forte da economia e recuperação com ‘idas e vindas’

 quarta, 13 de maio 2020

BC espera queda forte da economia e recuperação com ‘idas e vindas’

A economia brasileira vai registrar uma forte retração até junho, e o processo de recuperação, a partir de agosto, será gradual e com “idas e vindas”, segundo estimativa feita pelos diretores do Banco Central (BC).

“É plausível um cenário em que a retomada, além de mais gradual do que a considerada, seja caracterizada por idas e vindas”, afirmaram os diretores do BC na reunião de maio do Comitê de Política Monetária (Copom), quando a taxa básica de juros foi reduzida de 3,75% para 3% ao ano. A ata foi divulgada ontem.

De acordo com documento, os diretores do BC reconheceram que os primeiros dados sobre a atividade econômica do país em abril mostram “evidência suficiente” de que a economia sofrerá forte contração no segundo trimestre por causa da crise do coronavírus.

Os diretores reforçaram, na ata, que um novo corte de juros pode acontecer na reunião que será realizada nos dias 16 e 17 de junho.

SERVIÇO EM QUEDA

Segundo Fábio Galdino, chefe de renda variável da Vero Investimentos, ao falar em “idas e vindas”, o BC admite um processo de volatilidade ao longo dos próximos meses:

—Colocar essas idas e vindas é admitir que o cenário pode ficar um pouco mais volátil até que a economia sinalize uma melhora.

A retração no nível de atividade da economia brasileira começou a ser sentida no fim do primeiro trimestre.

O índice que mede o volume de serviços no Brasil, por exemplo, desabou 6,9% em março frente ao registrado em fevereiro — o pior desde o início da série histórica, em 2011, informou ontem o IBGE. A queda foi observada especialmente no último terço do mês, quando começaram a ser adotadas medidas contra a pandemia, como o fechamento de atividades não essenciais.

Fonte: O Globo