Aplicativo “ANP no posto” já está disponível para testes no estado de Goiás

 segunda, 03 de fevereiro 2020

Aplicativo “ANP no posto” já está disponível para testes no estado de Goiás

O aplicativo “ANP no posto” já está disponível para baixar gratuitamente nas lojas Play Store e App Store. Lançado em caráter experimental, o aplicativo mostra os preços de combustíveis comercializados pelos postos de combustíveis. De início, o aplicativo funcionará apenas no estado de Goiás, que disponibilizou os preços praticados pelos postos revendedores por meio da Secretaria de Fazenda do Estado.

Com base na sua localização, os consumidores terão acesso aos postos próximos e os preços por eles praticados com atualização diária. O objetivo da ANP é que as demais unidades da federação possam gradativamente aderir ao aplicativo, que foi desenvolvido para atender a todo o Brasil. A iniciativa está alinhada com a proposta da Agência de dar mais transparência às práticas do mercado, permitindo que o consumidor tenha maior poder de escolha na hora de abastecer.

Os preços dos combustíveis são livres, por lei, em todas as etapas da cadeia: produção, distribuição e revenda. Quando a ANP recebe denúncias de preços abusivos ou indícios de cartel, faz estudos de concentração econômica e também ações de campo para constatar se os preços são, de fato, abusivos. Caso constate indícios de concentração econômica, a Agência informa ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), órgão que tem a atribuição legal de investigar e punir esse tipo de irregularidade, para abertura de processo. Diante de preços abusivos, a ANP atua em conjunto com os Procons para penalizar os infratores.

Fonte: ANP