A difícil fusão da Fiat com a Peugeot deve levar um ano

 quinta, 27 de fevereiro 2020

A difícil fusão da Fiat com a Peugeot deve levar um ano

Os grupos Fiat Chrysler e PSA Peugeot Citroën anunciaram uma fusão no fim de 2019. Mas o processo de criação daquela que será a quarta maior fabricante de veículos do mundo só será concluído entre o fim deste ano e o início de 2021. Parece um tempo longo numa indústria que tem pressa em unir forças para o desenvolvimento de novas tecnologias para o automóvel. Mas várias alianças nesse setor já fracassaram e não é fácil aproximar empresas que passaram décadas se odiando.

Apesar dos riscos, segundo executivos e analistas, unir-se é o melhor caminho para a sobrevivência no setor de veículos, cada vez mais desafiado a adotar novas tecnologias. FCA e PSA farão fusão completa para criar uma única empresa, que ainda não tem nome. Ambas representam companhias que já se juntaram no passado e, com a nova fusão, somarão 12 marcas diferentes. Não se sabe, ainda, se todas serão mantidas.

O consultor Jaime Ardila considera arriscada a fusão total entre empresas. Lembra o fracasso da DaimlerChrysler e da Autolatina (Ford e VW).

Fonte: Fonte: Valor Econômico